SALVAÇÃO

Ao olharmos para o mundo ao nosso redor podemos perceber e certamente observar que há algo errado. Sofrimento, tristeza, contendas, violência, guerra, fome e morte. O mundo que outrora fora criado por Deus e ao qual Ele dissera que tudo o que tinha feito era bom(Gênesis 1:31), já não é mais o mesmo. Mas o que foi que aconteceu? Bem, esse mundo, que uma vez foi perfeito, foi estragado por um inimigo de Deus(o diabo, ou Satanás) e também pelo próprio homem(que escolheu por sua livre vontade, desobedecer a Deus abrindo as portas ao pecado). O pecado trouxe conseqüências funestas para o mundo! Mas Deus em Seu infinito amor, há dois mil anos atrás veio a terra e nasceu sobrenaturalmente, de uma virgem, na Palestina. E na Pessoa de Jesus executou o Seu maravilhoso plano de salvação! Destarte que o mundo precisa dessa salvação realizada por Deus. Podemos observar que a salvação tem importância capital na vida do homem. Mas o que é salvação? Salvação é o ato ou efeito de salvar, saudar ou remir, especialmente do poder e dos efeitos do pecado. No sentido teológico: Salvação é a obra graciosa de Deus que liberta do pecado e suas conseqüências. Três aspectos da salvação:

Passado: Salvação da penalidade do pecado (Justificação) - 2 Timóteo 1:9.

Presente: Salvação do poder do pecado(Santificação)- Tiago 1:21.

Futuro: Salvação da presença do pecado(Glorificação)-Romanos 13:11.

Esses três aspectos da salvação podem ser relacionados com as três partes do homem: Passado - salvação do espírito; Presente - salvação da alma; e Futuro - salvação do corpo.

Terminologia da salvação:

1.Conversão: Converter-se envolve arrependimento (mudança de mente e uma inversão de direção, na qual estava indo), essa é a parte que Deus espera do homem:

"Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos..." Ezequiel 33:11

"Arrependei-vos e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados." Atos 3:19

E conversão também envolve fé (confiança absoluta em Deus, em Seu poder e em Sua capacidade de cumprir o que esperamos ou o que Ele prometeu).

"Crê no Senhor Jesus e será salvo, tu e a tua casa."Atos 16:31

2.Regeneração: O ato de geração divina que comunica a vida eterna, também chamado de novo nascimento(João 3:7). Pela regeneração recebemos a natureza de Deus(II Pedro 1:4; Efésios 4:24; Colossenses 3:10) com novos desejos. A regeneração vem em resposta a conversão.

3.União com Cristo(Justificação e Adoção): Após nossa conversão e regeneração passamos a estar unidos com Cristo. Justificação - teologicamente significa "declarado justo", a justiça positiva e jurídica de Cristo é imputada a nós, assim como nossos pecado foi imputado a Cristo. (Romanos 3:19-26; 2 Coríntios 5:21; Atos 13:39; Romanos 5:9, 8:30-31; Efésios 1:4; Tito 3:7; Judas 24) Adoção - significa "a posição de filho" (Romanos 8:14-17; Gálatas 3:23-26, 4:1-7).

A Conversão é voltar-se para Deus em arrependimento e fé; a regeneração é a implantação duma nova vida no espírito humano; a justificação é a mudança na atitude de Deus para com o homem; a adoção é a mudança desse homem para com Deus. A Conversão trata de voltar-se para Deus.A regeneração trata da mudança da nossa natureza. A Justificação trata da mudança da nossa posição diante de Deus. A adoção trata da mudança de relação alcançada pela nossa admissão na família de Deus com todos os privilégios de filho (Gálatas 4:6-7).

4.Santificação: É a separação de alguém ou de alguma coisa, do mal ou do comum para Deus. O resultado é uma vida de santidade. É a maneira pela qual Deus conforma a vida e a conduta do crente à imagem de Cristo. Três aspectos da santificação:

Posicional:O estado do crente - I Cor 1:2, 6:11; Heb 10:10,14.

Experimental:A luta diária - I Ped 1:15-16; I Tes 4:3, etc.

Futuro:A perfeição final no céu - I Jo 3:1-1; Ef 5:26,27; Jud 24,25.

5.Perseverança: A doutrina da perseverança dos santos quer dizer que os que Deus tem regenerado, e chamado afetuosamente ao estado da graça, não podem cair(seja totalmente ou finalmente) fora deste estado, mas certamente perseverarão até o fim, portanto são eternamente salvos(Col 1:23, 2:9-14; Rom 8:28-39; I Jo 2:19; Jo 10:27-29; Rom 11:29; Fil 1:6; 2 Tes 3:3; 2 Tim 1:12; 4:18)

6.Glorificação: É a fase final da salvação, acontece na volta de Jesus. Quatro aspectos da glorificação:

Vindicação - Todos entenderão que o crente tem razão de sua fé.

Perfeição - Pessoa completa moral e espiritual.

Conhecimento Completo - Conhecer como as coisas são.

Glorificação do corpo - A ressurreição, livre do desejo carnal.

7.Predestinação, eleição, presciência e livre arbítrio: Predestinação:Determinar um evento de antemão. Eleição: Ato ou efeito de escolher. Presciência:Conhecimento antecipado de fatos futuros. Livre arbítrio: Liberdade inerente ao homem, recebido no ato criador de Deus, derivado da imagem e semelhança divina. Para não cairmos em heresia precisamos ver esses quatro itens como intimamente ligados. Deus predestina de acordo com sua presciência(I Ped 1:2; Rom 8:29,30).Jesus Cristo é a base pela qual o homem é escolhido por Deus(Efésios 1:3-24). O eleito é aquele que está em Cristo. Deus predestina aquele que em seu livre arbítrio confia em Cristo.

O amor de Deus é muito grande, e Seu desejo é que todos os homens sejam salvos e nenhum se perca, Sua graça se manifestou salvadora a todos, pois o Senhor não é injusto e também não faz acepção de pessoas (I Tim 2:1-6; João 3:16; Tito 2:11; Heb 2:9)

 x fechar