Make your own free website on Tripod.com

PORQUE DEUS CONDENA A ASTROLOGIA?

 

Algumas definições:
1.O que é a Astrologia? A Astrologia é a arte de predizer o futuro ou de interpretar acontecimentos, vidas humanas e o caráter das pessoas pelas posições dos corpos celestes. A palavra grega "Astrologia" é formada por "astron" (astro) e "logos"(palavra, dissertação) significando literalmente: uma palavra, estudo ou dissertação dos astros.
2.Quando surgiu? Originou-se na Antiga Mesopotâmia como método favorito para se obter presságios com finalidades políticas e militares, no segundo milênio a.C. Destinos individuais eram determinados por presságios, avisos dos deuses, ou previsões do horóscopo, desenvolvido mais tarde. Havia na Mesopotâmia antiga uma torre ou Zigurate formada de sete andares em diferentes cores, que simbolizavam as diferentes regiões que uniam a abóbada celeste à terra. Do alto dessas torres, os adivinhos observavam o movimento dos planetas.Tanto os egípcios como os gregos adotaram a astrologia mesopotâmia, no entanto fizerem algumas alterações.
3.O que é o horóscopo?De acordo com a Astrologia é a interpretação do destino e do caráter de um indivíduo(ou de um grupo, como por exemplo, uma nação) baseada nas posições dos corpos celestes em determinado momento, geralmente o do nascimento. A palavra grega "horóscopo" é formada por dois vocábulos: "hora"(hora) e "skopéo"(observar), literalmente observar a hora. O horóscopo tem por sistema básico de coordenadas o zodíaco.
4.O que é o zodíaco? Significa literalmente "círculo de animais". è uma zona imaginária nos céus que supostamente determina o futuro. Nessa zona imaginária estão os signos.
5.O que são os signos? Termo que designa as doze divisões do zodíaco. Os doze signos, na ordem, são:
1.Áries:Vocábulo latino para "carneiro". De acordo com a mitologia grega, Frixus sacrificou o carneiro do velocino de ouro a Zeus, o principal deus grego, que colocou o animal sacrificado no céu, onde se tornou uma constelação;
2.Touro:Seu precedente na mitologia grega deriva de Zeus, que assumiu a forma de um touro, para conquistar a Europa;
3.Gêmeos:De acordo com a Astronomia, as duas estrelas mais brilhantes da constelação de Gêmeos são castor e Pólux, nomes dos deuses gêmeos, na mitologia grega;
4.Câncer:Segundo a mitologia grega, o caranguejo mordeu Hércules e foi esmagado, enquanto este lutava com a HIdra de Lerna. Como recompensa, Hera, inimiga de Hércules, colocou o caranguejo no céu;
5.Leão:Relacionado ao leão nemeu morto por Hércules, de acordo com a mitologia grega;
6.Virgem:Uma jovem que segura um feixe de trigo, símbolo da fertilidade;
7.Libra:Seu símbolo é uma balança criada pela deusa Astraea;
8.Escorpião:De acordo com a mitologia grega, Escorpião era a serpente que picou Órion e levou-o à morte;
9.Sagitário:Termo latino para "arqueiro", geralmente é descrito como um centauro que carrega uma aljava;
10.Capricórnio:É ilustrado como um carneiro com cauda de peixe;
11.Aquário:As figuras populares descrevem Aquário jogando a água de um jarro dentro de uma fonte. esta tradição provavelmente emergiu da associação deste período do ano com a época das chuvas no Oriente Médio; e,
12.Peixes:Na mitologia grega, Afrodite e Eros jogaram-se num rio para fugirem do monstro Typhon e, como resultado, foram transformados em peixes.
6.Quais as seitas que acreditam na astrologia? A Teosofia, a Ordem Rosa Cruz e toda uma gama de seitas esotéricas.
7.A ciência apóia a astrologia? Não! Cientistas de diferentes países, em número de 192, publicaram o seguinte: "Nós abaixo assinados - astrônomos, astrofísicos e cientistas em outros campos - desejamos advertir o público contra a aceitação sem exame das predições e conselhos dados por astrólogos, em particular e publicamente. Os que desejam crer na astrologia devem compreender que não há base cientifica para os seus ensinos."(Vibrant Life, Set/Out. 86, pág.25)
8.A Bíblia apóia a astrologia? Não! Por incrível que pareça existem seitas que procuram provar a validade da astrologia pela Bíblia. Um adepto da ordem Rosa Cruz escreveu um folheto cujo título é "Vinte razões pelas quais eu acredito na Astrologia" no qual usa versos bíblicos para consubstanciá-la. Os versos usados são Gênesis 1:14; Juízes 5:20; Jó 38:31; Daniel 5:11; Mateus 2:2; e Lucas 21:25. Então vamos a nossa refutação:

Gênesis 1:14 - "E disse Deus:Haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos."
RESPOSTA: Quando a Bíblia indica que os luminares são para "sinais e para tempos determinados" isto quer dizer que os mesmos marcarão o ano para o serviço de Deus (Levítico 23:4;I Samuel 20:5; Isaías 66:23) e serão instrumentos como sinais de juízo ( Isaías 13:10; Ezequiel 32:7; Joel 2:10; Amós 8:9;Mateus 24:29; Atos 2:20; Apocalipse 6:12-14).A função de governar desses luzeiros se restringe ao fornecimento de luz(versos 15-16) e não como poderes sobre a vida humana.

Juízes 5:20 - "Desde os céus pelejaram as estrelas contra Sísera desde a sua órbita o fizeram."
RESPOSTA: Esse verso faz parte de um cântico entoado por Débora e Baraque, lendo o capítulo todo vemos uma linguagem poética e figurada. Deus estava contra Sísera, que foi morto na tenda de Jael encravado em uma estaca(Juízes 4:17-24). O verso do cântico que Débora e Baraque cantaram apenas indica que a vitória era certa para Israel porque a batalha pertencia a Deus, o Criador dos céus e da terra.

Jó 38:31 - "Ou poderás tu ajuntar as cedias do Sete-estrelo ou soltar os atilhos do Órion."
RESPOSTA:Esse verso faz parte da conversa de Deus com Jó, o Senhor lhe revela a grandeza de Seu poder e soberania sobre o Universo. O cuidado de Deus se estende para além da raça humana, para o Universo, na qual as estrelas estão incluídas.

Daniel 5:11 - "Há no teu reino um homem que tem espírito dos deuses santos; e nos dias de teu pai se achou nele luz, e inteligência, e sabedoria, como a sabedoria dos deuses; e teu pai, ó rei, o constituiu chefe dos magos, dos astrólogos, dos caldeus e dos adivinhadores."
RESPOSTA: Quem cita essas palavras é a rainha para Belsazar(versos 9-10). O fato de Daniel ter sido nomeado chefe dos magos, astrólogos, caldeus e dos adivinhadores, não quer dizer que ele tenha sido um mago, astrólogo, caldeu ou adivinhador . Se assim fosse teríamos de crer que ele era também politeísta com a rainha disse que ele tinha o "espírito dos deuses santos" e a "sabedoria dos deuses". Nabucodonozor colocou Daniel como governador de toda província da Babilônia e como principal governador de todos os sábios da Babilônia(Daniel 2:48), isto não significa que ele compactuava com os erros dos babilônicos, pelo contrário ele os influenciava com sua fé no Deus vivo. O sonho que Nabucodonozor teve nenhum mago, astrólogo, encantador ou caldeu pôde interpretar, somente o Deus do céu (Daniel 2:2-7,47), a quem Daniel servia.

Mateus 2:2 - "E perguntaram: Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? Porque vimos sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo."
RESPOSTA:Esse é o texto mais usado pelos adeptos da Astrologia para validá-la. No entanto precisamos observar algumas coisas:
1. A estrela que os magos viram no Oriente constituiu um anúncio de que o menino Jesus havia nascido. Sabemos disso porque o propósito de Herodes a seus soldados enviados a Belém, foi este: "Vendo-se iludido pelos magos, enfureceu-se Herodes grandemente e mandou matar todos os meninos de Belém e de todos os seus arredores, de dois anos para baixo, conforme o tempo no qual com precisão se informara dos magos.(Mateus 2:16). Portanto a estrela deveria ter aparecido quando Jesus nasceu, e foi necessário que os magos viajassem durante mais de um ano até chegar a Jerusalém, para sua entrevista com Herodes. Aquela estrela não foi uma previsão, mas o anúncio de um fato consumado.
2. Essa peregrinação dos magos não envolvia alguma adoração aos falsos deuses, nem o poder determinístico do destino. Eles simplesmente receberam o anúncio de Deus, por meio da estrela para que procurassem o rei recém nascido, pois entendiam que esse haveria de tornar-se o regente do mundo.
3. A estrela não passava de uma estrela sobrenaturalmente enviada por Deus para guiar os magos, sem nenhuma conotação de determinação de futuro ou caráter.


Lucas 21:25 - "E haverá sinais no sol, e na lua, e nas estrelas, e, na terra, angústia das nações, em perplexidade pelo bramido do mar e das ondas."
RESPOSTA:O capítulo trata da questão da segunda vinda de Jesus, onde Deus usará os corpos celestes como sinais de juízo (verso 26, compare com Apocalipse 6:12-16), não tem nada haver com a astrologia.
9.Porque Deus condena a astrologia? Porque a astrologia é uma abominação ao Senhor, visto que:
1.A Astrologia veio de um ambiente idólatra, onde os antigos acreditavam que um deus diferente governava cada setor no céu. A Bíblia deixa claro que só existe um Deus verdadeiro, o Senhor (Deuteronômio 6:4; Êxodo 20:1-6). Ele condena o fundamento da Astrologia (Deuteronômio 4:19).
2.Deus condena qualquer fonte de revelação fora da Palavra Dele. Deuteronômio 18:9-14 é um trecho interessante a esse respeito. Deus incluiu entre as abominações os adivinhadores, prognosticadores, agoureiros, feiticeiros, encantadores, necromantes e mágicos. Ele não somente condenou tais práticas entre os israelitas, mas também disse que as mesmas eram motivos pela destruição dos povos gentios que habitavam a terra de Canaã. Assim ele mostra que a busca de revelações de qualquer outra fonte, a não ser o próprio Deus, sempre foi pecado entre qualquer povo em qualquer época.
3.Somente Deus conhece o futuro, a astrologia quer usurpar o lugar que só pertence a Ele(Isaías 46:9-10)
4.Deus disse que o conselho dos astrólogos era inútil ( Isaías 47:13-14;Deuteronômio 17:1-5; II Reis 17:16, 23:5; Jeremias 8:2; 19:13; Ezequiel 8:16; Amós 5:26-27).
5.Deus condena toda sorte de prática de adivinhação, tachando-as de más e dizendo que elas levam ao contato com demônios (Deuteronômio 18:9-13; I Coríntios 10:20).
10. As predições da Astrologia são infalíveis? Não! Várias pesquisas foram feitas, e foi comprovada a futilidade da astrologia. Veja duas dessas pesquisas abaixo:
1.No começo de 1985, 36 astrólogos norte-americanos fizeram 500 predições de acontecimentos que deveriam ocorre naquele ano. Menos de 5% poderiam ser contados como tendo se cumprido. Eram acontecimentos mais ou menos óbvios, mas 95 % falharam.
2.Outro teste feito foi com casais para saber se os planetas realmente influenciavam o matrimônio. Foram escolhidos 2.978 casais que se casaram e 478 casais que se divorciaram em 1967 e 1968. O resultado foi que os nascidos sob signos "compatíveis" casaram e divorciaram com a mesma freqüência dos que haviam nascidos sob signos "incompatíveis".
11.E quanto as poucas predições exatas? Faríamos bem em atentar para Deuteronômio 13:1-4:
"Quando profeta ou sonhador de sonhos se levantar no meio de ti e te der um sinal ou prodígio e suceder o tal sinal ou prodígio que te houver dado, dizendo:Vamos após outros deuses, que não conhecestes, e sirvamo-los, não ouvirás as palavras daquele profeta ou sonhador de sonhos, porquanto o Senhor, vosso Deus vos prova, para saber se amais o Senhor, vosso Deus, com todo o vosso coração e com toda a vossa alma. Após o Senhor, vosso Deus, andareis, e a ele temereis, e os seus mandamentos guardareis, e a sua voz ouvireis, e a ele servireis, e a ele vos achegareis."
Além disso devemos nos lembrar que a maior parte das previsões da Astrologia são vagas podendo serem aplicadas a qualquer pessoa. De acordo com a literatura astrológica existem 2.375 adjetivos específicos para os doze signos do zodíaco. Cada signo é descrito por uns 200 adjetivos(por exemplo:"Leão" é forte, dominante, rude, um líder nato, etc). Quem consulta um horóscopo por exemplo através de um jornal, encontrará adivinhações nesses níveis: Hoje você terá sorte no amor... Hoje é um dia especial para negócios... Tome cuidado com a demasiada confiança nas pessoas...E assim por diante. A pessoa que acredita em tais previsões passa a ser dependente das mesmas , de tal maneira que um abismo chama outro abismo(Salmo 42:7). Satanás aproveitando-se da credulidade de muitos, atua para que algumas dessas previsões se cumpram para assim amarrá-los, escravizá-los e mantê-los afastados de Deus e de Sua Palavra.

x fechar