CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL
DENOMINAÇÃO CRISTÃ OU SEITA HERÉTICA?

 


Quanto a Congregação Cristã no Brasil (CCB) não podemos considerá-la uma denominação cristã por diversas razões:
1.De acordo com I João 1:7, a característica principal de quem é cristão - é ter comunhão com outros cristãos, e uma característica distintiva da CCB é o seu forte exclusivismo religioso. Os adeptos da CCB rejeitam a comunhão com as denominações evangélicas e as atacam, e não reconhecem a nossa experiência com Cristo, com isso adotam o rebatismo "em nome de Jesus", essa doutrina é diabólica, pois faz com que os evangélicos que se unem a CCB neguem a Jesus, pois a experiência anterior é negada. O próprio fundador da CCB, Louis Francescon, de origem protestante, taxou as denominações cristãs de sua época de seitas, observe o seu relato:
"Eis como o benigno Deus começou Sua obra. Pelo batismo da água, segundo o mandamento do Senhor Jesus, fomos tirados das seitas humanas e de suas teorias".(Histórico da obra de Deus revelada pelo Espírito Santo no século atual, página 25)
2.O posicionamento da CCB com relação à Bíblia Sagrada é radicalmente diferente do cristianismo, eles a interpretam de acordo com a visão dos anciãos e proíbem o seu estudo. Essa heresia mantida pela CCB foi combatida por muito tempo pelos reformadores no século XVI e pelos genuínos pentecostais no início do século XX. Em I Tessalonicenses 5:21 temos a ordem de examinar ou estudar tudo, e reter o que é bom. Na verdade a fonte de autoridade da CCB é a sua própria literatura, e não a Bíblia, basta vermos como três exemplos - a questão do ósculo santo, das fotografias,e do sustento do ministro.Sobre o ósculo no "Manual de Doutrinas" da CCB lemos -"O ósculo santo deve ser dado de coração, na despedida do serviço ou em caso de viagem, todavia sempre entre irmãos ou entre irmãs de per si." (Pontos de doutrina e da fé que uma vez foi dada aos santos, página 7), enquanto na Bíblia lemos "Saudai Priscila e Áquila, meus cooperadores em Cristo Jesus,...Saudai a Trifena e Trifosa,...Saudai Rufo,...Saudai-vos uns aos outros com ósculo santo"(Romanos 16:3,12,13,16). A quem o adepto da CCB segue, a primeira ou a segunda ordem? E em relação a fotografias lemos - "...Nos serviços espirituais não se pode admitir que irmãos nossos fotografem,..." (idem, página 15), enquanto na Bíblia não achamos tal ensinamento.Quanto ao sustento do ministro, lemos no manual de doutrinas da CCB, na página 3:"Todo servo de Deus deve trabalhar para o seu sustento material. Não dependendo da irmandade pode agir com mais franca imparcialidade em todos os casos que se apresentem." Enquanto que na Bíblia o sustento do ministro é ordenado, veja: I Timóteo 5.17 e 18, I Corintios 9:4-14, II Corintios 11.8 e II Timóteo 2.4. Eles distorcem totalmente a relação do Espírito Santo com a Palavra de Deus, quando afirmam que o estudo não é necessário mas apenas o Espírito, quando a Bíblia é a própria Palavra do Espírito Santo, veja:João 6:63; Efésios 6:17;II Timóteo 3:16-17; II Pedro 1:20-21;I Tessalonicenses 2:13. Essa heresia de que a "iluminação"ou "conhecimento" vem pelo Espírito sem o estudo da Bíblia é a ressurreição da antiga heresia sobre a "gnose" dos sectários gnósticos, combatida pelos apóstolos no I Século da era cristã,e que é propagada de forma camuflada e com uma roupagem "cristã" pelos adeptos da CCB.O apóstolo João até mesmo chegou ao ponto de advertir escrevendo:"Amados não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus; porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo." (I João 4:1)
3.A estrutura da CCB é idêntica a das seitas pseudocristãs no aspecto psicológico imposto a seus adeptos, eles são orientados a não visitarem outras igrejas ou lerem literaturas religiosas a não ser as da própria CCB - "O povo de Deus não tem necessidade de freqüentar outros cultos e nem de ler leituras religiosas de diferentes princípios."(Pontos de Doutrina e da Fé que uma vez foi dada aos santos, página 7); são advertidos a não discutirem ou questionarem os seus ensinos - "A palavra de Deus ensinada à sua Igreja não é para ser discutida, porém obedecida; só assim se honra ao Senhor."(idem, página 19); devem desconsiderar os que não concordam com eles - "Cães são aqueles que tentam derrubar o povo de Deus, danificar a obra e dividir o corpo de Cristo com um espírito contrário ao espírito do Senhor."(idem, página 16), "...um desses pecados de morte é o que é cometido contra os que se levantam contra a obra do Espírito Santo."(idem, página 16), esse tipo de estrutura resulta em uma verdadeira lavagem cerebral e por isso é destrutivo. Cristo nos trouxe liberdade e não quer que estejamos debaixo de um jugo de escravidão (Gálatas 5:1,13; João 8:32).
4.Também erram com relação à doutrina da salvação, quando admitem que para alguém ser salvo precisa ser batizado nas águas("em nome de Jesus" e para purificação de pecados) e fazer parte de sua organização religiosa adotando seus costumes e práticas, mantendo-se fiéis aos mesmos;com isso a salvação não é mais pela fé, mas pela obra mais a fé, enquanto a Bíblia afirma que para ser salvo é necessário apenas receber pela fé aquilo que Deus em Cristo já realizou por nós(Efésios 2:8,9). Juntamente com esse erro, vêm a rejeição do testemunho de Deus - a certeza da salvação dada pelo Espírito Santo, a Bíblia é clara em afirmar que o Espírito de Deus e Sua Palavra nos dão a convicção da salvação (João 3:16,36;I Coríntios 1:18; I João 5:9-12; Romanos 8:16), e esse testemunho é negado pelos adeptos da CCB.
5.Pervertem ainda o conceito bíblico sobre a graça de Deus, ao associarem que para alguém participar da "graça" de Deus precisa ser da CCB, isso leva seus adeptos a idolatrarem sua organização religiosa, até mesmo as crianças que nascem de pais pertencentes a CCB são considerados como "nascidos na graça". Enquanto na Bíblia vemos que graça é o favor imerecido de Deus que recebemos, é o próprio Cristo, com tudo aquilo que Ele é, fez e faz por nós (João 1:14;I Coríntios 15:10; Tito 2:11), ninguém pode afirmar que nasceu na graça, porque antes de conhecermos a Cristo estávamos mortos em delitos e pecados(Efésios 2:1), ou seja, nascemos no pecado como filhos da ira (Efésios 2:3; Salmo 51:5).
Esses, e outros erros, como por exemplo - o sono da alma, a rejeição da doutrina do dízimo, a negação do cargo de pastor e seu sustento, o repúdio ao símbolo da cruz e da comemoração do Natal,a crença de que a blasfêmia contra o Espírito Santo é o adultério e a prostituição, o uso de um "pedaço de pano" sobre a cabeça das mulheres como um véu, o beijo ritualístico como "osculo santo", o uso e abuso de bebidas alcoólicas, e muitos outros,depõem contra os lemas da reforma "sola fide" (somente a fé), "sola Scriptura" (somente a Escritura), "solus Christus" (somente Cristo) e colocam a Congregação Cristã no Brasil como uma seita não cristã. Diante desses fatos um crente não deve participar e nem apoiar a Congregação Cristã no Brasil.

x fechar