As táticas das seitas em torcerem as Escrituras

Em debates com adeptos de seitas, ouvimos com freqüência citarem versículos ou usarem alguns textos bíblicos para apoiarem suas doutrinas. Tal prática chama a atenção principalmente dos evangélicos, que afirmam crer na Bíblia como única regra de fé e conduta. Para atrair para seu engano religioso, Satanás usando de astúcia leva esses adeptos de seitas a citarem versos bíblicos e aparentarem serem obedientes aos mandamentos de Deus para da melhor maneira atraírem os verdadeiros servos de Deus. Nem tudo que as seitas afirmam são mentiras, mas o que fazem é misturar algumas verdades bíblicas com erros e doutrinas de perdição. "Não sabeis que um pouco de fermento faz levedar toda a massa?"(1 Coríntios 5:6; Gálatas 5:9;Mateus 16:4,11,12). Em outras palavras, apenas um pouquinho de fermento (falsas doutrinas) arruína toda a massa. Quanto veneno seria necessário para contaminar um copo de suco de laranja? Apenas uma gota de um veneno poderoso pode ser suficiente para matar uma pessoa, mas o suco de laranja ainda assim teria um sabor normal. Quando você analisa se deve ou não tomar o suco que recebeu uma gota de um veneno mortal, pensa no suco e desconsidera a presença do veneno, ou preocupa-se com o veneno? Certamente, você se preocuparia com o veneno, não com o suco! Da mesma forma devemos compreender que as doutrinas falsas das seitas são venenos colocados dentro de um suco saboroso.Não devemos desconsiderar esses venenos espirituais,esses ensinos são veneno espiritual mortal! Dificilmente um crente dará ouvidos para um grupo que explicitamente nega a Bíblia. No entanto as seitas pseudocristãs afirmam crer e obedecer a Bíblia da forma mais correta, e utilizam para isso versos e textos que em sua maior parte são distorcidos para dar vazão as suas idéias. Vamos ver algumas formas dessas distorções:


1. Citação incorreta: Alguns adeptos de seita, por incrível que pareça, citam textos inexistentes nas Escrituras, e falam de tal maneira que os que os ouvem pensam tratar-se realmente de uma citação bíblica. Por exemplo:"A mil chegarás, mas a dois mil não chegarás", ou "Deus ajuda, a quem se ajuda", tais citações não são encontradas na Bíblia.

SOLUÇÃO:Para combater esse tipo de erro o crente deve conhecer as Escrituras de forma sistemática, lendo-a seqüencialmente de Gênesis a Apocalipse.


2. Tradução falsa: O texto bíblico é "retraduzido", não conforme estudos corretos do hebraico ou do grego, mas para ajustar as doutrinas falsas da seita. Exemplo: as Testemunhas de Jeová traduzem João 1:1 da seguinte forma: "...,e a Palavra estava com Deus, e a Palavra era um deus." Isso fazem para rejeitar a Divindade absoluta de Jesus.

SOLUÇÃO:Para combater esse erro é necessário pesquisar os textos nas línguas originais, ou consultar léxicos e dicionários bíblicos.


3. Gancho distorcido:Cita-se um texto da Bíblia como um dispositivo para chamar a atenção dos leitores ou ouvintes e então seguem com um ensino antibíblico, que apareceria duvidoso se não fosse precedido de uma referência bíblica. Exemplo: Os missionários mórmons citam Tiago 1:5 que promete a sabedoria de Deus aos que a pedem em oração, e seguem explicando que Joseph Smith fez isto e recebeu a "sabedoria espiritual" da qual concluiu que Deus o Pai tinha um corpo humano. No entanto um verso da Bíblia não pode ser usado para justificar uma doutrina antibíblica.

SOLUÇÃO:Neste ponto o crente deve lembrar uma importante regra de interpretação bíblica: A Escritura explicada pela Escritura, ou seja, a Bíblia é sua própria intérprete.A Bíblia não se contradiz, portanto nenhum verso pode ser usado para contradizer verdades claras em outros versos. Ao compararmos todos os textos bíblicos vemos uma harmonização.


4. Ignorando o contexto: Um texto da Bíblia é citado mas é desconsiderado os versos que o precedem e os que o seguem, que esclareceriam melhor seu significado. Exemplo:A Igreja de Cristo Internacional ensina com base em Tiago 5:16 - "Confessai as vossas culpas uns aos outros" que os cristãos devem se submeter a um discipulado, em que o discípulo deve confessar seus pecados ao discipulador. No entanto o contexto trata de oração, e quando aborda a confissão deixa claro que este ato é recíproco, nunca unilateral. A I.C.I. assim como a Igreja Católica ensinam uma confissão unilateral, enquanto o católico confessa seus pecados ao padre, o adepto da I.C.I confessa ao seu discipulador. O discipulador ouve o discípulo confessar seus pecados, mas não confessa os seus próprios ao discípulo, uma vez que o discipulador tem, também, seu próprio discipulador. Outro exemplo de tomar versículos fora do seu contexto são os adeptos da Congregação Cristã no Brasil que quando falam sobre oração com um crente citam Lucas 18:11 frisando que o "fariseu, estando em pé, orava..." , dando assim a entender que Deus não aceita orações que são feitas em pé. Entretanto se esquecem de que o publicano também estava em pé orando, e foi justificado( verso 14), e o fariseu deixou de ser justificado não porque orava em pé, mas porque confiava na sua justiça própria.

SOLUÇÃO:Para evitar esse tipo de erro o crente deve pedir para o adepto da seita ler o capítulo todo do verso que ele está citando para que não haja distorção.


5. Associação falsa:Dois ou mais versos são reunidos para construir uma doutrina antibíblica. Exemplo: Os mórmons associam Jeremias 1:5 com João 1:2,14 e assim insinuam que ambos os versos falam sobre a preexistência de todos os seres humanos; Jeremias 1:5, porém, fala do conhecimento antecipado de Deus sobre Jeremias (Não a existência premortal dele) e João 1:2 recorre à preexistência de Jesus e não de seres humanos em geral.

SOLUÇÃO: Sobre esse ponto releia a solução 3.


6. Conclusão equivocada: Uma certa conclusão é tirada de textos que quando entendidos corretamente não tem a mesma em mira. Exemplo: O manual missionário mórmon cita a parábola das virgens de Mateus 25:1-13 mostrando o conceito de que mortalidade é um período probatório durante o qual nos preparamos e conhecemos a Deus ". Mas a parábola das virgens tem outro significado, indica que os seres humanos deveriam estar a qualquer hora preparados para a vinda súbita de Jesus.

SOLUÇÃO: Estudar de forma cuidadosa o texto em questão e compará-lo com a interpretação que a seita advoga. Quando necessário consultar bons comentários bíblicos.


7. Interpretações proféticas falsas: Dar a uma profecia bíblica um significado totalmente diferente daquele proposto, sendo assim altamente duvidoso.Exemplo: A Vara de Judá e a Vara de Jose em Ezequiel 37:15-23 são interpretados pelos mórmons para significar a Bíblia e o Livro de Mórmon.

SOLUÇÃO: O crente precisa perceber que muitas profecias do Antigo Testamento se cumpriram durante o período do próprio Antigo Testamento, outras com a primeira vinda de Jesus, e ainda outras terão cumprimento com a segunda vinda e os eventos que se seguirão. Comparar as profecias com eventos históricos, analisar comentários bíblicos fidedignos, e rejeitar as interpretações mirabolantes das seitas, ajudarão o crente a ficar longe de enganos.


8. Citação seletiva: Para dar força a um determinado argumento, é citado apenas um limitado número de texto, desconsiderando outros trechos bíblicos que esclareceriam melhor o assunto.Exemplo: As Testemunhas de Jeová criticam a noção cristã da Trindade sem considerar os textos que deixam claro esse conceito.Usam textos que enfatizam a unidade Divina, e desconsideram os que esclarecem a pluralidade de personalidades na Divindade. Os adeptos da Congregação Cristã no Brasil citam textos em que Jesus é chamado de Pastor para negar que os líderes cristãos possam ser chamados de pastores, no entanto desconsideram muitos outros textos em que o próprio Jesus designa os líderes cristãos como pastores.

SOLUÇÃO: Todo crente deveria conhecer as doutrinas essenciais do cristianismo(Deus, Jesus, Bíblia, Salvação, Pecado, Espírito Santo), saber defendê-las baseando-se em trechos bíblicos e assim rebater os argumentos dos adeptos de seitas.Além disso é necessário ter uma visão ampla do que a Bíblia tem a nos ensinar sobre os diversos aspectos da vida cristã(mordomia, oração, liderar, jejuar, amizade,etc).


9.Evidência inadequada: Uma generalização precipitada é tirada de uma evidência muito pequena. Exemplo:As Testemunhas de Jeová ensinam que a transfusão de sangue é condenada na Bíblia, no entanto os textos bíblicos que eles citam não falam diretamente do assunto ou substancia o ensino deles de forma adequada.

SOLUÇÃO:O crente quando confrontado dessa maneira, deve estudar cuidadosamente o verso citado pela seita, levando em conta a cultura, a dispensação e os costumes da época em que foi escrito.


10. Definição confusa: Um termo bíblico é entendido mal de um modo que uma doutrina bíblica essencial é torcida ou é rejeitada. Exemplo: Os Espíritas afirmam que o "Novo Nascimento"(João 3:7) mencionado por Jesus é a reencarnação. Os adeptos do Islamismo afirmam que o "outro Consolador" prometido por Jesus é Maomé; enquanto que os Espíritas afirmam que esse Consolador é o surgimento do Espiritismo moderno; os adeptos da Igreja Apostólica afirmam que é a Vó Rosa; já os adeptos da Arte Mahikari afirmam que é seu líder Kotama Okada.

SOLUÇÃO: Para evitar esse problema o crente deve levar em conta o contexto do próprio versículo, nesse caso deve ler o capítulo todo, e comparar a conclusão que a seita chega com as doutrinas bíblicas essenciais.


11. Mistura de textos bíblicos: Líderes e adeptos de seitas que escrevem textos ou ensinam com linguajar bíblico, para que as pessoas se impressionem e dêem atenção para o que eles venham a dizer.Exemplo: Os mórmons no livro "Doutrinas e Convênios" entrelaçam frases do evangelho de João e mantém uma semelhança superficial, de tal forma que o leitor fica familiarizado com o que está lendo. Quem participa de uma reunião na Igreja de Cristo Internacional pensa até mesmo estar em uma igreja evangélica, haja visto a tamanha utilização de terminologia cristã nessa seita.

SOLUÇÃO: Quanto a isso o crente deve se lembrar que Satanás se transfigura em anjo de luz e seus ministros em ministros de justiça(II Coríntios 11:13-15). Também deve levar em conta que a grande maioria dos líderes de seitas saíram de igreja evangélica(leia o estudo:"Seitas Heréticas:Estratégias de Satanás", que se encontra nesse site). Além disso o fato de escrever textos e usar um linguajar bíblico empalidece quando ficamos sabendo que as seitas negam pelo menos uma de três doutrinas, que são essenciais para o cristianismo: a salvação unicamente pela fé em Jesus(João 16:7-9;Atos 4:12; Gálatas 1:7-9); a ressurreição corpórea de Jesus Cristo(I Coríntios 15:12-19) e a Divindade absoluta Dele (João 8:24;Colossenses 2:9).


12. Interpretação esotérica:Acreditam que a Bíblia contém um significado que só os iniciados na seita podem descobrir, dão um sentido para textos bíblicos sem explicar porque chegaram a essa interpretação.Exemplo: Mary Baker Eddy, a fundadora da Ciência Cristã ensina que o significado da primeira frase da oração do Pai nosso, na verdade é "Pai-Mãe Deus, todo harmonioso". Os adeptos da Congregação Cristã no Brasil afirmam que somente os que pertencem a seita podem entender a Bíblia corretamente.Os Católicos Romanos insistem que somente o "Magistério da Igreja" deles, que é assistido pelo Espírito Santo, pode interpretar a Bíblia adequadamente.

SOLUÇÃO: Deus nos deu sua Palavra escrita para que possamos estudá-la e receber instrução pessoal. Pela Palavra de Deus testamos aquilo que é verdadeiro ou falso. É pela Palavra de Deus que os falsos ensinos são expostos. A própria Bíblia recomenda: "Amados, não creias a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus; porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo." (1 João 4:1). Acredito que um dos modos mais importantes de sabermos o que é verdadeiro e falso é compreendendo a verdade clara de Deus encontrada na Bíblia. A Palavra de Deus é uma luz que manifesta o que é verdadeiro e expõe o que é falso. Quando você considera que Deus é Todo-Poderoso, onisciente e compassivo, sabe que ele nunca criaria um Plano de Salvação confuso, difícil de compreender, ou que requeresse explicações desses adeptos de seitas(Salmos 19:7, 119:130; Provérbios 1:1,4;Gálatas 3:1-4). Vale a pena lembrar que na época do apóstolo João havia um grupo herege denominado de "gnósticos", cujo um dos principais ensinos era de que somente os que faziam parte do mesmo tinha um suposto "conhecimento e entendimento espiritual". No entanto João escreveu dando para a Igreja ferramentas para discernir entre aqueles que estavam sendo guiados por um espírito do erro(os gnósticos) e aqueles que eram guiados pelo Senhor(os que estão de acordo com aquilo que ele escreveu em I João).


13.Acréscimo a autoridade bíblica: Novas revelações que substituem ou são acrescentadas a Bíblia com o mesmo peso de autoridade. Exemplo: Os Mórmons que acrescentam o "Livro de Mórmon", "Doutrinas e Convênios", e "Pérola de Grande Valor"; as Testemunhas de Jeová que introduzem a literatura da Sociedade Torre de Vigia; a Congregação Cristã no Brasil com o "Manual de Doutrinas", " testemunho e orientação de Louis Francescon" e as "direções divinas nos cultos('buscar a palavra')"; os Católicos Romanos com a "Tradição e o Magistério da Igreja"; a Igreja de Cristo Internacional com as orientações de Kip Mackean;a Igreja da Unificação com o "Princípio Divino"; e os adeptos da "Voz da Pedra Angular" sob as orientações proféticas e novas revelações de William Soto Santiago.

SOLUÇÃO:O crente deve saber que a Bíblia é a única fonte de autoridade, fé e prática. Tudo o que foi preciso ser revelado, já o temos no Antigo e Novo Testamento. Essas supostas fontes de autoridade e novas revelações são condenadas pela Bíblia (Apocalipse 22:18-21), certamente o "espírito" que as introduziu não foi o Espírito Santo de Deus(I João 4:1).


14.Autoridade bíblica rejeitada:A Bíblia toda ou alguns textos são rejeitados porque não se enquadram com as revelações e doutrinas das seitas. Exemplo: A Cultura Racional que procura denegrir a imagem da Bíblia procurando contradições nela, o que na verdade não existe. Os Espíritas que rejeitam alguns textos, principalmente do Antigo Testamento, por acreditarem serem os mesmos contra a justiça divina. A Igreja "Marca da Verdade" que rejeita o Antigo Testamento. Os Mórmons que dizem que a Bíblia possui textos traduzidos de forma incorreta.

SOLUÇÃO: As atitudes dessas seitas solapam a seriedade e poder do Espírito Santo, que foi o responsável por inspirar e preservar as Escrituras(I Pedro 1:21; II Timóteo 3:16; João 16:13; Hebreus 1:1).


15.Rejeição do estudo bíblico:Surgiu de uma distorção na doutrina do Espírito Santo, onde este é colocado em oposição ao estudo de Sua Palavra. É um recurso utilizado por algumas seitas para evitar que suas doutrinas supostamente reveladas pelo "Espírito" sejam examinadas pelo crivo das Escrituras. Exemplo:O Catolicismo Romano durante a idade Média manteve essa posição para que sua autoridade não fosse questionada, e até hoje os católicos são obrigados a se conformarem com as determinações de sua seita com medo de estarem questionando a autoridade divina. Outras seita que seguem essa mesma linha, são a Congregação Cristã no Brasil, e a Sinos de Belém.

SOLUÇÃO: O crente deve se lembrar que o Espírito Santo é Deus, e a Bíblia é a Palavra de Deus(Atos 5:3-4; Efésios 6:17; II Timóteo 3:16; I Pedro 1:21). A atitude do crente diante da Bíblia é estudá-la, isso quer dizer:examinar, meditar, guardar no coração, observar, atentar ou considerar.(I Tessalonicenses 5:21; I Timóteo 4:13,15; Efésios 3:4; Salmo 1:2; Josué 1:8,etc). O crente é comparado pelo Senhor como uma ovelha, enquanto que o ímpio e o herege é comparado a um porco ou um cão(João 10:26-27; Salmo 23:1; II Pedro 2:22; Gálatas 3:2). Qual a atitude da ovelha, do cão e do porco diante do alimento(que é um símbolo da Palavra de Deus - Mateus 4:4; Jeremias 15:16; Ezequiel 3:1-3; Salmo 119:103; I Timóteo 4:6; Apocalipse 10:9-10)?Enquanto as ovelhas são ruminantes, mastigam calmamente o alimento que depois de algumas horas volta a boca para ser novamente deglutido; os cães e porcos comem rápido, mal mastigando a comida e engolindo tudo inteiro. Assim os crentes "ruminam" a Palavra de Deus através do estudo bíblico, enquanto os ímpios e hereges não !


16.Falácia óbvia:Rejeição do sobrenatural na Bíblia.Exemplo: Os modernistas e liberais que não acreditam nos milagres de Jesus, na ressurreição corporal, nascimento virginal e outras doutrinas, e tentam explicar a ação de Deus cientificamente. Os parapsicólogos que ligam tais fenômenos aos supostos "poderes latentes" do homem.

SOLUÇÃO: Algumas pessoas por não experimentarem o sobrenatural, um milagre de Deus em suas vidas, procuram negar tais fatos dando explicações cientificas ou atribuindo ao poder da mente do homem. No entanto a Bíblia foi escrita sob a orientação sobrenatural de Deus, o fato de ela ter sido perseguida acirradamente por muitos que queriam destruí-la, e ainda permanecer em nossos dias, por si só é um fato sobrenatural. Crer que o homem tem um poder latente é um outro absurdo, o sobrenatural quando não é operado por Deus é feito pelo diabo. Muitos desses parapsicólogos chegam ao ponto de negar a existência de Satanás, que é o caso do "padre Quevedo", sacerdote católico que recebe tanta atenção da mídia.


17.Interpretação confusa: Desconsideram o aspecto cultural, histórico, social ou particular de vários textos bíblicos, e advogam uma interpretação extrema da Bíblia. Exemplo: Os umbandistas que fazem sacrifícios com base nas leis do Antigo Testamento. Os adeptos da Igreja de Deus do Sétimo Dia que introduz no seu corpo doutrinário a guarda da lei, do sábado, o uso do véu, a saudação com ósculo santo e o lava-pés. Os mórmons que batizam pelos mortos por conta de uma referência de Paulo em I Coríntios 15:29.

SOLUÇÃO: Quanto a essa questão devemos entender duas coisas: a Bíblia é um livro Divino-humano. Considerando seu aspecto Divino entendemos que ela foi inspirada pelo Espírito Santo, preservada, e seus princípios são de valor eterno. Em relação ao aspecto humano, ela foi escrita em forma de livro, com linguagem humana que respeita regras gramaticais,de diversos gêneros literários(poesia, sabedoria, narrativa, cartas, profecia,etc) dentro de um determinado período histórico, e num contexto cultural específico. Temos então que os modos de vestir, os meios de transporte, as estruturas políticas, os costumes e outras coisas correlatas, não são colocados como modelos a serem seguidos pelo simples fato de terem sido citados nas Escrituras. Embora tudo quanto foi escrito nessas áreas seja fidedigno , não é necessariamente normativo. No entanto os princípios que ela apresenta, seu padrão de retidão, suas informações a respeito de Deus, sua mensagem de redenção e sua lições para a vida, são obrigatórias em todos os tempos e épocas. Resumindo podemos dizer que tudo que está na Bíblia é Palavra de Deus para nós, mas nem tudo é mandamento para nós.


18. A Falácia figurativa:Trechos que devem ser entendidos literalmente são interpretados figuradamente, ou vice versa. A Ciência Cristã interpreta "noite" como "confusão de pensamento mortal, cansaço da mente mortal, obscurecimento de visão". A Igreja Católica Romana entende que o pão e o vinho usados na ceia são literalmente o corpo e o sangue de Jesus.

SOLUÇÃO: Devemos ler a Bíblia primeiramente em um sentido literal, e usar de bom senso para discernir o que é figurado ou não. Por exemplo ao lermos em Atos 2:20 "o sol se converterá em trevas, e a lua em sangue" isso claramente é figurado.

19.Interpretação legalística: É derivada da filosofia: "onde as Escrituras falam, falamos nós também; e onde as Escrituras se mantêm em silêncio, nós nos mantemos silenciosos." O que aparentemente parece ser uma declaração cristã, é na verdade uma filosofia farisaica e recheada de legalismo. Exemplo: A Igreja de Cristo Internacional e a Igreja em São Paulo(Dennis Allan e Gary Fisher) afirmam que não podemos usar instrumentos musicais durante os cultos porque não temos uma orientação sobre essa questão no Novo Testamento. A Igreja de Deus Universal, a Igreja de Deus do Sétimo Dia, as Testemunhas de Jeová e a Congregação Cristã no Brasil atacam a celebração cristã do Natal por não encontrarem na Bíblia nenhuma ordenança para tal comemoração.

SOLUÇÃO: O argumento do silencio das Escrituras não é valido, isso afirmamos porque a Bíblia se silencia em outros assuntos, como uso de hinários nos cultos,comemorar qualquer tipo de aniversário, noivado, casamento, formatura,a igreja usar templos, púlpitos, hinários, aparelhos eletrônicos, órgãos, pôr-se de pé para cantar, usar instrumentos musicais modernos, adotar certas liturgias de cultos e muitas outras coisas semelhantes,no entanto as seitas fecham os olhos para isso. Como declaramos no ponto anterior a Bíblia é um livro que transmite-nos princípios eternos, e um desses princípios é que devemos fazer tudo para glória de Deus (I Coríntios 10:31), isso indica que podemos fazer coisas que não são mencionadas na Bíblia, desde que sejam feitas para a glória de Deus. Resumindo, e espero que você entenda o que vou declarar, é que: "nem tudo aquilo que não é bíblico é antibíblico", não podemos ser antibíblicos, e isso é que essas seitas passam a ser quando procuram hipocritamente condenar as pessoas com base no silencio das Escrituras.


20.Cosmovisão diferente: Seitas que possuem uma cosmovisão(visão do mundo) diferente do cristianismo tendem a adaptar declarações bíblicas, histórias, mandamentos ou símbolos dentro do sistema deles, dando um significado notadamente diferente. Exemplo: A Arte Mahikari afirma que Moisés recebeu alguns dos mandamentos que transmitiu a Israel, de sacerdotes Xintoístas. Os adeptos da Maçonaria enxergam o rei Salomão como tendo envolvimento com a mesma. Os adeptos de seitas ufológicas tendem a ver na visão de Ezequiel 1 a aparição de discos voadores.E a seita espírita "Legião da Boa Vontade" que utiliza-se muito do livro de Apocalipse para adaptá-lo a seu sistema de crença.

SOLUÇÃO:É interessante que quase a totalidade das seitas tentam buscar, e isso em graus variados, apoio para suas crenças na Bíblia.No entanto a Bíblia não é contraditória, ela não é uma coleção de livros confusos e que dão suporte a todo tipo de crença. Ao invés de adaptarmos a Bíblia aos nossos sistemas de crença, devemos adaptar os nossos sistemas de crença a Bíblia.

 

x fechar